De 20 a 26 de junho os fotógrafos Débora Machado e Vilnei Corso estiveram participando do Newborn Immersion Oficina, no Studio Paloma Schell em Jurerê Internacional - Florianópolis/SC.
Durante o curso foi tratado dos seguintes assuntos: Teoria da fotografia newborn, linguagem e composição, fisiologia e anatomia do recém nascido, segurança durante o ensaio, marketing, e prática com a SIB (boneca articulada) e bebês.
As aulas foram ministradas pelas fotógrafas Paloma Shell, Priscilla Felix e Nane Newton.
Nesta Oficina os fotógrafos receberam o selo Foto Bonita é Foto Segura, que comprova a participação deles na aula da fotógrafa e enfermeira Priscilla Felix, na qual os mesmos aprenderam sobre fisiologia e anatomia do recém nascido, posicionamento seguro, cuidados com prematuros e casos especiais, refluxo, emergências e cuidados com a mãe no pós parto.
Fotos feitas durante a prática da Oficina.
Por que o fotógrafo deve ser especializado em fotografia newborn para poder atuar nessa área?
A fotografia de recém nascido está ficando cada dia mais conhecida no Brasil, porém, o que muitos não sabem, é que não basta apenas ser um bom fotógrafo e ter domínio técnico do seu equipamento para poder ser um fotógrafo de newborn.
A fotografia newborn exige do fotógrafo um conhecimento de anatomia e fisiologia do recém nascido para poder posicioná-lo com total segurança durante o ensaio, também requer cuidado com a temperatura e umidade do ar e respeito aos limites de cada bebê. Além disso, o ambiente e todos acessórios que entram em contato com o bebê durante a sessão devem ser higienizados de uma forma diferenciada.
Assim como, por exemplo, qualquer área da medicina requer uma especialização, a fotografia também, afinal de contas estamos cuidando de um bebezinho que acaba de nascer e que requer muitos cuidados.